9 dicas para otimizar os conteúdos e copy do website

Escrever conteúdos para Web é uma capacidade diferente do que escrever para publicações e impressões em papel, já que é necessário “digerir” pequenas quantidades de informação em menos tempo quando comparado com a leitura em papel.

Isto significa que o conteúdo do site precisa de ser muito bem organizado, conciso, bem formatado e atraente. Deste modo:

1 - Use um estilo pirâmide invertida na escrita. Os leitores de conteúdos web são impacientes e necessitam logo de ser informados se a página que estão lendo é relevante. Por isso, inclua um resumo ou a conclusão dos principais pontos no início do texto e, em seguida, é que os desenvolva.


2 – Seja Conciso. Para além de impacientes, os cibernautas não são capazes de digerir e processar informação numa tela de computador como o fazem em papel. Existem imensos estudos sobre este tema, e a conclusão que se chega é que os conteúdos deverão ser sempre 1/3 ou metade do que existe na versão papel.


3 - Use cabeçalhos ou sub-cabeçalhos. Isto permite ao leitor visualizar se a informação daquele artigo é relevante para ele.


4 - Use Bullets e Listas. Marcadores e listas são um outro método para permitir que os cibernautas naveguem rapidamente em torno de um website, já que lhes permite visualizar as informações mais importantes.


5 - Use linguagem simples. Outra área em que as estatísticas e os valores diferem é no nível de compreensão dos cibernautas vs leitores papel. De uma forma geral, nós simplesmente não conseguimos processar informações numa tela tão bem como em formato papel.


6 - Use parágrafos e frases curtas. Um parágrafo deve conter texto relativo a uma ideia única e simples. Os parágrafos devem conter mais de 70-80 palavras, sempre que possível.


7 – Utilize algumas formatações no texto. Adicionar formatação como negrito e itálico, citações e até mesmo hiperligações pode tornar os conteúdos do website mais percetíveis e de fácil leitura.


8 - Escreva objetivamente. Use uma linguagem objetiva e evite o uso de afirmações exageradas, como por exemplo dizer que o seu produto é o melhor do mundo, em vez de lhes mostrar “porquê”...


9 - Uma ideia por parágrafo. Um único parágrafo deve conter uma única ideia e uma única página deverá abranger um único tópico.


As informações contidas neste artigo representam a visão atual da 4por4, sobre um tema tão relevante hoje em dia como a otimização e melhoria dos conteúdos/copy num website. Mas estamos sempre disponíveis para ouvir o seu contributo e opinião.

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top