No marketing direto, os consumidores recebem um panfleto, um catálogo ou um brinde. Mas se contactarem a empresa e esta não conseguir responder às expectativas criadas pela mensagem, os potenciais clientes podem-se sentir enganados e muito dificilmente regressam. O mesmo ocorre no marketing digital.
Sem uma presença online cuidada, dificilmente se poderá avançar com uma campanha eficaz.
Devemos ter sempre em atenção os seguintes passos:
- conhecer os vários meios de marketing digital que podemos utilizar (website; e-mail; newsletters; banners; chat´s; motores de busca; etc);
- traçar objetivos para a campanha;
- avaliar as necessidades do público-alvo;
- avaliar as ameaças e oportunidades;
- analisar as características dos produtos/serviços que vamos divulgar e adequá-las aos nossos destinatários;
- determinar os recursos necessários (logísticos; formação; pagamento; tempo; recursos humanos; etc) para fornecimento atempado dos serviços e produtos comercializados;
- elaborar o plano e implementar todas as ferramentas de comunicação web;
- controlar e medir o sucesso da campanha (nº de visitas; duração das visitas; nº de e-mails recebidos; nº de artigos aconselhados; etc);
Depois é só lançar a campanha, analisar os resultados e responder em conformidade aos vários pedidos que foram submetidos.