10 tendências e dicas para design web em 2021

Com a pandemia relacionada com o COVID-19 e que obrigou a um isolamento de milhões de pessoas em todo o mundo, tivemos que nos voltar para o mundo digital e deste modo os designers tiveram que descobrir e reinventar estratégias e experiências mais realistas.

Houve um aumento exponencial de layouts com cores incomuns, tipografias arrojadas e simulações de produtos 3D.

Aplicar o máximo possível dessas tendências não significa que alcançará os seus objetivos. É importante escolher qual dessas tendências funciona melhor em função da indústria ou ”target” do cliente. 


 

1º Ilustrações com textura a preto e branco

Utilizadas maioritariamente no passado por cartoonistas com o objetivo de substituir grandes quantidades de texto em publicações impressas, está a tornar-se uma grande tendência também no mundo digital.  Um bom equilíbrio visual entre a componente gráfica e o texto, certamente irá cativar e chamar a atenção do visitante

 

2º Contornos pretos

Uma nova tendência de web design para 2021 é a inclusão de linhas pretas (com espessuras diferentes) que podem funcionar como contorno ou “limitadores” e serem aplicados como divisores de página/secções, caixas de destaque, etc. Além disso, as linhas pretas podem ser combinadas com fotografias reais realçando a foto ou recorte. Isto cria um forte impacto visual ao visitante do website

 

3º Texturas simples

Qualquer que seja o setor de atividade, o design está sempre a reinventar-se e a utilizar tendências de décadas anteriores. O mesmo se passa com o design web, com a utilização de elementos muito utilizados nos anos 90, como é o caso de formas/ilustrações 2D com uma única tonalidade de cor, sem textura ou profundidade. Estes elementos podem ser utilizados em banners ou “call to action”, porque sem dúvida o principal objetivo é captar a atenção do visitante e respetivo clique.

 

4º Imagens 3D de produtos

Uma das maiores dificuldades numa compra online é não conseguir “sentir” e ver todos os detalhes do produto que estamos a adquirir. Por isso é que está cada vez mais em voga a implementação de simulações 3D para oferecer aos clientes um “visual”de todo o produto.

Por exemplo, a Adidas usa simulações 3D, permitindo que os clientes tenham uma melhor visão do produto de todos os ângulos, porque é exatamente isto que eles pretendem.

 

5º A arte das etiquetas

Muito utilizadas no seculo XX, as “colagens” eram implementadas em vários suportes de comunicação, mas raramente no mundo digital. No entanto, recentemente ganharam força principalmente nas redes sociais.

As colagens/etiquetagens estão cada vez mais populares nos “feeds” de notícias, conteúdo de histórias e nas lojas online (combinando as imagens dos produtos com informações adicionais). 

 

6º Utilização de cores claras/pastel

Uma das maiores diferenças entre o design impresso e digital é a utilização de cores claras e “pastel”. Em suportes impressos as cores mais claras são mais difíceis de ver tornando a leitura menos aprazível. No entanto, no mundo digital, têm o resultado oposto. Em muitos casos, os esquemas de cores em tons pastel tendem a ser preferidos aos esquemas mais escuros.

Ao criar um ambiente “relaxante”, os usuários permanecem mais tempo no website/suporte digital e certamente conseguirá uma maior taxa de retorno e envolvimento

 

7º Utilização de cores fortes e primárias

Embora pareça ser um contrassenso tendo por base a dica anterior, as cores fortes também são uma tendência para 2021 (dependendo do tipo de projeto e target), principalmente os vermelhos, azuis e amarelos. São muito utilizadas em sites que visam um público mais jovem e com estilos de vida mais otimistas.

 

8º Fontes elegantes, mas serifadas...

Tradicionalmente, no mundo digital, a preferência foi sempre por fontes sem serifa, principalmente porque são mais simples, elegantes, legíveis e mais adaptáveis a qualquer tipo/tamanho de monitor e dispositivo. Mas hoje em dia, os monitores são capazes de mostrar claramente mais detalhes, tornando todo o tipo de fontes mais fáceis de ler. 

Este é um dos motivos para que muitos web designers têm usado várias fontes serifadas, desenhando assim um design mais "elegante". Um bom exemplo são as fontes Noe Display, Lemur e Portrait.

 

9º Animações com tipografia

Os elementos tipográficos estão cada vez mais populares e são uma grande tendência no design web. Por exemplo, um conjunto animado de palavras pode ser posicionado sem ser no formato convencional (horizontal). Empresas como a Lupii usam tipografia animada para captar a atenção do visitante. 

Esta tendência deverá ser utilizada unicamente para fins “decorativos” e nunca como conteúdo principal (por causa da legibilidade).  Mas sem dúvida que conseguirão destacar e trazer alguma diferenciação ao produto/serviço que estam a promover.

 

10º Utilização de emojis

Atualmente interagimos digitalmente a cada minuto que passa, seja, através dos nossos computadores, telemóveis ou outros dispositivos digitais. No entanto, a comunicação não é só através de palavras, mas também por uma combinação de caracteres alfanuméricos e emojis. Estes últimos tornaram-se tão populares que os web designers já os incorporam nos seus projetos, criando assim uma linguagem mais cativante e divertida.

São assim uma tendência para 2021 porque ajudam a atingir públicos-alvo de muitos dialetos ou idiomas, sendo sem dúvida um bom auxílio visual.



CONCLUSÃO

As informações contidas neste artigo representam a visão atual da 4por4, sobre um tema tão relevante atualmente, como a interatividade e sucesso de um bom web design. Considere cuidadosamente quais as tendências que funcionariam melhor para o seu projeto e experimente. Mas lembre-se de que estas são apenas 10 tendências e que certamente existirão muitas outras a serem observadas.

 

Para descarregar o documento completo com as 10 dicas e tendências, clique aqui

 

Boas leituras !!

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

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