Elementos-chave do Design Editorial num projeto

O design editorial é uma subárea do design gráfico focada nos projetos em que prevalece o texto escrito. Tal como em qualquer tipo de design, o seu objetivo é resolver problemas e comunicar o que é necessário. 


Assim, elementos como a diagramação, a tipografia e a composição visual são prioritários para o design editorial, uma vez que se pretende que o conteúdo possa ser adaptado a uma publicação impressa ou digital.



Diagramação

O seu objetivo é garantir uma comunicação apelativa e eficiente, facilitando a leitura.

Deste modo, existe uma hierarquização da informação, destacando-se o conteúdo mais relevante, como um título. Outros conteúdos, como as imagens, não devem ser pensados somente como forma de embelezamento, mas também como um complemento do conteúdo escrito.

 

Tipografia

A tipografia prima por uma leitura agradável, guiando-se por dois princípios: a legibilidade e a leiturabilidade.

Por um lado, a legibilidade refere-se à capacidade de se distinguir as diferentes letras. Por outro, a leiturabilidade consiste na capacidade do leitor em percecionar, em conjunto, as letras num texto. 
 

Composição Visual

É responsável pelas características que definem a publicação, ou seja, o conjunto dos elementos que fazem com que o projeto seja o que ele é visualmente. Integra todos os elementos visuais, como paletas de cores, ícones, logótipos, entre outros.

 

Qual a importância do design editorial para a identidade visual da empresa ?

A identidade visual é responsável por representar e transmitir os valores e os ideais de uma empresa por meio visual, traduzindo a marca para o público e possibilitando que este reconheça o seu valor.

É também uma forma de expressão que comunica aos clientes atuais e potenciais a forma como a empresa pretende ser reconhecida.

 

Design editorial e a 4por4

O design editorial deve transmitir uma mensagem clara e objetiva, com ênfase nos atributos mais relevantes da empresa. Necessita de capacidades e conhecimentos avançados, de forma a demonstrar credibilidade, confiança e competência.

Na 4por4, comprometemo-nos com projetos únicos, impactantes, inovadores e de acordo com a visão e estratégia de comunicação do cliente
 


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top