Cores a utilizar e aplicar num website em 2023

As cores têm um elevado impacto na perceção dos conteúdos, produtos e/ou serviços de uma marca. Tal acontece devido à teoria da rede associativa do nosso cérebro – uma rede interconectada de conhecimento, que estabelece ligações entre as cores e as experiências vividas.

 


 

Deste modo, é importante conhecer e estar a par das diferentes tendências. Para 2023, apresentamos-te uma nova paleta de cores dedicada aos elementos web, caracterizada por cores vibrantes, verde das plantas, cor dos materiais naturais e eficiência energética.


Turquesa

Esta cor é um intermédio do azul e do verde, tendo características representativas de ambos, nomeadamente calmaria (azul) e crescimento (verde). A sua ligação com a cor do oceano permite a associação de calma, paz e equilíbrio emocional, transmitindo uma sensação de serenidade e estabilidade. Por outro lado, esta cor incentiva a introspeção ao nível dos pensamentos e dos sentimentos, estando relacionada com o amor próprio. Também promove a criatividade.

 

Azul

O azul traduz uma comunicação clara. É uma cor que personifica a inteligência, a eficiência, a lógica e o compromisso. Também ajuda na concentração, apelando à serenidade e calma. Por sua vez, é considerada a cor do divino por ser do mesmo tom que o céu, transmitindo a sensação de imensidão.

 

Lavanda

A lavanda está associada à autenticidade, verdade e elevada qualidade. Impulsionando a introspeção profunda, não deve ser utilizada em excesso sob risco de transmitir o contrário do que se pretende.

 

Vermelho

A cor vermelha representa coragem, força, movimento e energia. É também o símbolo da vida por ser a cor do nosso sangue. Para além disso, é a cor da paixão e do amor, estando associada ao fogo. É necessária moderação no seu uso, visto que, se sobre utilizada, poderá transmitir exigência e agressividade.

 

Laranja

O laranja é associado e representativo do calor, da energia, diversão, felicidade e ambição. Faz-nos encarar a vida de forma otimista, incentivando e motivando. Também transmite segurança e conforto, apesar de incentivar a coragem em arriscar. É uma cor aromática, sendo muito associada a sabores diferentes. Deste modo, é muito utilizada para retratar momentos de sociabilidade, convívio e extroversão, uma vez que é uma cor muito comunicativa.

 

 

Cores Web e a 4por4

As cores são uma forma de comunicação não verbal, não podendo ser reduzidas a uma comunicação visual, na medida em que somos impactados pelos seus significados e sensações. 

É urgente existir uma imagem corporativa e um website coerentes e que transmitam os valores, identidade e atributos da marca. 

A 4por4 é uma agência criativa que trabalha as áreas de design gráfico e digital, sendo especializada no design, desenvolvimento de websites, branding, comércio eletrónico, criação de imagem corporativa e suportes comunicacionais. Independentemente de precisar de um website, re-branding ou uma imagem corporativa, a 4por4 apresentar-lhe-á soluções inovadoras e únicas, que se destacam pela sua personalização e excelência.

 


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top