As 5 etapas do Design Thinking num projeto

Neste artigo, vamos explicar no que consiste o Design Thinking, quais as etapas de um dos modelos mais conhecidos e a importância de pensar fora do convencional para o desenvolvimento do seu website e da sua imagem corporativa. 



O que é?

Design Thinking é uma metodologia de design que aborda a solução de problemas complexos através de uma ótica centrada no utilizador.

O Hasso Plattner Institute of Design, em Stanford, é a universidade líder no que diz respeito ao ensino de Design Thinking e propôs um modelo que envolve 5 etapas: a compreensão das necessidades humanas; o reenquadramento do problema; sessões de brainstorming focadas na obtenção de diversas ideias, a criação de protótipos e a realização de testes. Mas, no que é que verdadeiramente consistem cada uma destas fases?



 

Empatia

É a compreensão empática do problema apresentado. Para tal, é necessário explorar a área de interesse com recurso à observação, envolvimento e empatia com as pessoas para entender as suas vivências e motivações.

Também é preciso uma imersão no ambiente físico para um entendimento mais pessoal e profundo. Esta etapa permite que os design thinkers não se guiem pelas suas próprias suposições, privilegiando os insights fornecidos..

 

Definição do problema

Consiste na utilização das informações fornecidas pela etapa anterior, analisando e sintetizando as observações e criando uma definição humanizada dos problemas centrais identificados.

Deste modo, reúnem-se ideias promissoras com foco na organização de recursos e outras competências, a fim de solucionar eficazmente os problemas. Inicia-se a evolução para a etapa seguinte, com questões que possibilitem gerar ideias para possíveis soluções..

 

Idealização

Se a empatia nos permite conhecer os nosso clientes e a definição do problema possibilita sintetizar informações de forma centrada no ser humano, a idealização consiste na geração de ideias.

É o conhecimento anterior que nos vai permitir pensar fora do convencional e, consequentemente, identificar novas soluções. Recursos como brainstorming e brainwriting poderão ser utilizados.

 

Protótipo

De forma a investigar as soluções geradas anteriormente, a equipa de design será responsável pelo desenvolvimento dos protótipos que poderão ser divulgados e testados dentro da própria equipa, noutros departamentos da empresa ou, inclusive, num grupo de pessoas exteriores à organização.

Esta fase experimental tem como objetivo a identificação da melhor solução possível para cada uma das questões levantadas, incentivando a investigação, melhoria e examinação das propostas.

No final, as soluções implementadas serão aceites ou rejeitadas, possibilitando uma visão mais clara e objetiva dos pensamentos, atitudes e comportamentos dos usuários ao interagirem com o produto final.
 

 

Teste

Nesta última fase, o produto completo é testado de acordo com as melhores soluções identificadas.

Sendo um processo interativo, os resultados obtidos são, frequentemente, usados para redefinir um ou mais problemas, o que compreende uma nova visão sobre o produto e os clientes.

 

Design thinking e a 4por4

Apesar da existência das etapas referidas, é importante realçar que elas nem sempre são sequenciais, isto é, nem sempre se vai obedecer à ordem proposta.

A essência deste processo são a flexibilidade e a interatividade com foco na colaboração entre os designers e os clientes, garantindo que o seu website e a sua imagem corporativa são criados com base no que é pensado e sentido.  A nossa agência prioriza o ajustamento ou a alteração da sequência de modo a obterem-se insights mais informativos e reais.


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

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