A importância da identidade de uma marca

Uma marca forte aumenta o valor de uma empresa/organização. A existência de uma marca pressupõe elementos tangíveis e intangíveis, sendo imprescindível a criação de uma identidade que vá ao encontro dos valores da marca.


O que é uma marca? 

Uma marca não é apenas um nome ou um logótipo: é muito mais do que isso. Uma marca é o interface entre a empresa/organização/indivíduos e as suas audiências-alvo. Não só identifica, como diferencia em relação à concorrência.
 

Identity-Mix

Identidade central 

Quando falamos de identidade central, referimo-nos ao nome da marca. Para criarmos Brand Awareness, o nome necessita de ser simples, de pronúncia acessível, com significado e distinto.

É importante verificar se não existem conotações negativas ou indesejáveis associadas a esse nome.



Identidade atual

A identidade atual refere-se ao logótipo, envolvendo o lettering, a cor e o símbolo utilizados.

Os logótipos mais simples são wordmarks ou letterforms. As wordmarks são a combinação tipográfica das letras de uma empresa ou produto, permitindo branding e identificação. É o caso da Coca-Cola e Google. Já as letterforms consistem em um design único usando uma ou mais letras que funcionam como mnemónica, tal como IBM.

O lettering influencia a atitude do consumidor em relação à marca, ajudando-o na legibilidade e memorização. Letterings mais geométricos transmitem uma maior objetividade, enquanto que os mais claros/humanistas são associados a empatia.

As próprias cores também transmitem sensações diferentes, devendo reforçar a promessa da marca e suscitar a imagem de marca desejada na mente dos consumidores
 

Por sua vez, os símbolos são meios eficazes na comunicação de informações. Quando o design é percebido como atraente, os desenhos suscitam respostas afetivas e comportamentais mais fortes

 

Identidade aumentada

Este tipo de identidade engloba outros sinais associados à marca, nomeadamente a assinatura de marca, o slogan, o jingle, a embalagem, entre outros.

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, assinatura e slogan não são sinónimos. A assinatura da marca representa a essência da marca enquanto que o slogan são frases publicitárias referentes a uma campanha em específico, devendo incluir o nome da marca para Brand Equity.

Por sua vez, o jingle consiste numa música que identifica a marca.

No caso da embalagem, esta tem de refletir o posicionamento, ser uma forma de comunicação e facilitar a utilização do produto, visto que tem um elevado impacto na perceção que os consumidores têm. É necessário criatividade: a personalização e a tematização são fortes aliados neste processo

 

Identidade de marca e a 4por4

A identidade de uma marca envolve um leque de variadas competências ao nível da criatividade, design e comunicação para se alcançar a identidade corporativa pretendida.

A 4por4 é uma agência criativa que prima por identidades visuais e soluções web personalizadas nas suas áreas de atuação: design, web, marketing, software e performance. Os nossos projetos de imagem corporativa e website destacam-se pela sua vertente inovadora, disruptiva e revolucionária. Convidamo-lo a fazer parte do nosso futuro.

 


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

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