A importância da gamificação no marketing e digital

O processo de gamificação tem sofrido um notável crescimento nos últimos anos. Inclusive, há quem pense que é uma tendência que veio para ficar. Neste artigo, vamos focar-nos na sua aplicação no mundo empresarial.


O que é a gamificação?

A gamificação é um fenómeno de utilização de elementos e técnicas de jogos em outros contextos, com o objetivo de motivar e envolver as pessoas em atividades mais interessantes, cativantes e apelativas, melhorando a experiência do usuário.

Uma das influências mais relevantes para a origem da gamificação foi a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida pelos psicólogos Edward Deci e Richard Ryan na década de 1980. Segundo essa teoria, a motivação intrínseca é mais forte e poderosa do que a motivação extrínseca, e o indivíduo necessita de se sentir autónomo, competente e de ter uma diversidade de relações para manter a motivação.

Estes elementos sustentam a gamificação, que procura fornecer experiências motivadoras e envolventes.

 

Gamificação e Marketing

A gamificação permite a participação dos consumidores e clientes em campanhas de marketing, incentivando o seu envolvimento com a marca e a participação nas atividades proposta por ela. No marketing, são valorizados recursos como programas de fidelidade, jogos promocionais, desafios, realidade aumentada e concursos.

 

Programas de Fidelidade

Os clientes acumulam pontos ou recebem recompensas pelas suas compras, fomentando a repetição de compras e, consequentemente, a fidelização.

 

Jogos Promocionais

A participação num jogo relacionado com o produto/serviço oferecido pela empresa permite que o cliente obtenha prémios.

 

Desafios

Existe um incentivo para a realização de tarefas em troca de recompensas ou prémios.

 

Realidade Aumentada

Permite que os clientes interajam com a marca e os respetivos produtos/serviços através do telemóvel, obtendo uma experiência mais imersiva e envolvente.

 

Concursos

Os clientes criam conteúdo relacionado com a marca e os melhores são premiados. A gamificação permite fortalecer a relação entre a empresa e os seus clientes de forma divertida e acessível.

 

Gamificação e Cultura Organizacional

No contexto empresarial, a gamificação tem-se mostrado uma ferramenta valiosa na motivação dos funcionários. A utilização de elementos como desafios, recompensas, competição e feedback imediato potencia a criação de experiências mais envolventes e divertidas, motivando os funcionários e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.

 

 

Gamificação e a 4por4

A 4por4 é uma agência criativa que também desenvolve websites que permitem a gamificação. 

A título de exemplo temos o website desenvolvido para a Câmara de Alijó, nomeadamente a criação, desenvolvimento, programação e implementação de microsite (GAMMING) para promover a temática da reciclagem e acesso a jogos/quizzes e respetivos prémios.

Foi deste modo desenvolvido um microsite atrativo e inovador, assente em três pilares principais: comunicação sobre a reciclagem, promoção e divulgação de conteúdos sobre esta temática e captação de maior número de interações através da ativação de quizzes/jogos semanais interativos e que originarão ofertas de prémios / giveaways.


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos trabalhar juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

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