7 regras para desenvolver um bom webdesign

Se está a iniciar um projeto de webdesign, reformular o atual ou verificar a usabilidade do seu site, deverá ter em consideração os seguintes princípios:


1. Carregamento rápido – esta deve ser a principal preocupação. Tudo na Web se resume a velocidade, ou seja, pesquisas rápidas, contactos e respostas rápidas, compras on-line no momento, etc. Por exemplo já foi ao Google fazer uma busca e o link em que clicou não abriu imediatamente? O que fez? Esperou pacientemente que o website surgisse ou abriu o link para outro website da concorrência… Acho que sabe qual é a resposta.

Algumas sugestões:

- Certifique-se que as imagens utilizadas estão devidamente otimizadas.
- Mantenha qualquer auto-execução de ficheiros multimédia a um limite
- Verifique o código fonte

 

2. Fora com “Splash Pages” ou “intros” com excessiva animação - aprecia uma animação que não lhe diz nada e que o obriga a ter que esperar pela abertura do site? Nós não… A última coisa que queremos quando encontramos um site interessante é esperar que termine a animação antes de chegar à primeira página (homepage). Isto não significa que não gostamos de animações e multimédia nos sites que desenvolvemos (até porque também o temos no nosso website), só não gostamos é de esperar que uma animação termine para aí sim acedermos ao site e menus. É como ter de esperar que um vendedor conclua o seu discurso memorizado antes de fazer-lhe uma questão. Além disso, se já sou cliente/visitante assíduo, já vi a animação e não preciso vê-la novamente. A nossa sugestão é utilizar uma pequena animação “embebida” na homepage, que inclui também a sua mensagem principal e links para o resto do seu site.

 

3. Depois do visitante/cliente aceder ao seu website, a última coisa que pretende é que saia rapidamente do mesmo. Assim, otimize e não preencha exaustivamente a sua homepage, não coloque animações em cima de conteúdos/textos que vão dificultar a leitura, não utilize pop-ups flutuantes que não permitam uma rápida e fácil leitura de textos e conteúdos, entre outros.


4. Tenha uma mensagem clara - muitos sites são uma verdadeira miscelânea de conteúdos. Tenha links e títulos fortes, mas acima de tudo, textos claros e concisos. Se o visitante entende inicialmente a sua “mensagem”, vai despender o seu tempo a visualizar e aceder a todas as outras informações e links. Se mal acede se sente “perdido”, não o vai conseguir “agarrar” nunca mais.


5. Uniformize a estrutura e design – é surpreendente como muitos sites mudam a estrutura e conceção de cada secção/pagina. Aquilo que pretende é que o visitante se sinta “confortável” ao navegar no seu website e nunca irá conseguir se não tiver uma estrutura em termos de layout uniformizada.


6. Facilidade na Navegação – depois de conseguir captar a atenção dos seus visitantes, aquilo que deve desejar é que aqueles consigam navegar nas várias secções do seu website de forma fácil e intuitiva. Deste modo, o posicionamento e colocação dos vários menus de acesso, será sempre um fator fundamental aquando elaboração de uma estrutura/layout.

 

7. Ter um "Web site completo" - ninguém aprecia aceder a um site e descobrir que está "Under Construction" ou que algumas secções estão “Brevemente Disponíveis”. Estas são as palavras que nunca deve usar. Se uma secção do seu website não tem os conteúdos pretendidos, então não a coloque on-line. Ter um website com secções de “brevemente disponível” é algo que em termos comunicação arruína o seu negócio, porque parece que é um trabalho inacabado, o que pode transmitir o mesmo sobre a sua empresa.

 

As informações contidas neste artigo representam a visão atual da 4por4, sobre um tema tão relevante hoje em dia como a implementação de boas práticas no desenvolvimento de um bom webdesign.  Mas estamos sempre disponíveis para ouvir o seu contributo e opinião.

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top