12 dicas para melhorar e otimizar o SEO de um website

SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias e técnicas com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos motores de busca, conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

 

1º Escolha o domínio certo:

Se ainda não tem um domínio personalizado, esta é a hora.  Há três coisas que é preciso ter em consideração:

- primeiro, deve ser o mais curto e cativante possível.

- segundo, o nome da sua empresa ou a sua área de especialização devem ser incluídos para que os visitantes possam facilmente compreender o que faz.

- terceiro, uma grande ideia é incluir a sua principal palavra-chave, se possível.

 

2º Estruture o seu website

Esta é uma etapa que, por vezes, é negligenciada, mas um website bem estruturado é essencial para uma melhoria em termos de SEO. Além de facilitar um bom rastreamento por parte dos “robots/crawllers”, é fundamental para que os visitantes possam navegar corretamente

 

3º Escreva títulos e descrições únicas

Preencher os metadados, isto é, os títulos e descrições, é dos pontos mais importantes no SEO. É importante escrever títulos e descrições únicas não apenas na homepage, mas também em todas as outras páginas e seções do seu website.

Usar os mesmos metadados transmite a ideia que o seu website tem conteúdo duplicado e isso é algo que os motores de busca definitivamente não gostam uma vez que não sabem como posicionar as várias páginas do seu website

 

4º Use palavas-chave longas

As frases que têm duas a cinco palavras são normalmente aquelas que o internauta digita na caixa de pesquisa dos motores de busca. Por exemplo, se você é o orgulhoso proprietário de uma loja de cupcakes, vai querer que o visitante digite a palavra-chave “os melhores cupcakes” e encontre o seu website.

Quanto mais precisa for a sua palavra-chave melhor, uma vez que irá conseguir atrair o público certo e aumentar as possibilidades dos internautas clicarem no seu website.

 

5º Coloque um titulo nas suas imagens

Um site sem imagens é como um musical sem canções. No entanto, existe um pequeno problema: o Google e outros motores de busca não conseguem ver as imagens como nós a vemos.  É por este motivo que se torna necessário adicionar o “alt text” para ajudá-los a compreender o que está nas  fotos que coloca.

 

6º Submeta um site map

Um sitemap é um diretório de todas as páginas/menus que constam no website e mostra como as diferentes páginas se conectam. Deste modo, será sempre útil enviar um sitemap para os motores de busca para que estes possam rastrear o website mais fácil e rapidamente.

 

7º Não esquecer o SEO local

É proprietário de uma empresa local? Então seguramente vai pretender atrair consumidores da sua região/zona de atuação. Desta forma, a sua empresa/estabelecimento pode ser encontrada quando se procura algo no Google Maps. Mais ainda, pode ganhar uma posição privilegiada nos resultados que surgem na primeira página do Google e que inclui um mapa e uma lista de 3 empresas.

 

8º Consiga mais “backlinks”

Otimizar seu site já é um grande começo para melhorar a sua presença na WEB. Mas todos os websites necessitam de uma pequena ajuda. O que queremos dizer é que, para realmente ter um SEO excecional, também precisa de ter os chamados “backlinks”. Isto é: links de sites externos para o seu website. Contacte empresas parceiras ou sites de referência para efetuar troca de links, patrocine outros websites/projetos, coloque banners publicitários em portais de referencia, etc.

 

9º Verifique a velocidade do site e normasW3C

Sabia que a rapidez de resposta do seu website tem impacto direto no posicionamento orgânico nos motores de busca e na experiência do utilizador?

Dificilmente conseguirá obter a pontuação máxima, mas utilize as seguintes ferramentas/sites para analisar os resultados, seguindo as recomendações sugeridas:

- Google PageSpeed

- Pingdom

- Gtmetrix

 

10º Aposte nas Redes Sociais

Outra forma de ter o seu nome/website espalhado pela “WWW” e atrair atenção dos internautas é através das redes sociais. Cada rede social tem o seu “target”, faixa etária e mesmo preferências, por isso, tente diferenciar a comunicação/posts que partilha tendo em conta a respetiva rede.

Também não direcione ou anuncie a sua empresa ou marca em todas as redes sociais existentes (as mais badaladas) se não conseguir ter uma presença ativa/diferenciada e um resposta atempada a qualquer notificação/solicitação

 

11º Pense sempre em conteúdo, conteúdo, conteúdo….

Se nos perguntar qual é a melhor dica para otimizar o seu website, a resposta é só uma: conteúdo. Mas será importante respeitar três condições para alcançar a excelência.

1º - deve ser exclusivo, ou seja, não ser copiado de qualquer website;

2º - ser atualizado regularmente, para “obrigar” o motor de busca a pesquisar e indexar com regularidade;

3º - ser valioso, ou seja, aquele conteúdo que os visitantes só vão encontrar no seu website.

 

12º Não fique estagnado

Por último, mas igualmente importante: não se acomode com o que já conseguiu. O SEO é um esforço e trabalho contínuo. Isto não significa que necessita de recriar / reformular constantemente o seu website. Ao invés disso, deve compreender o que funciona e o que não funciona, ou seja, que tipo de artigos ou páginas origina mais ou menos visitas.

Ou seja, deve regularmente analisar as métricas do seu site, porque certamente o irá ajudar a criar conteúdo ainda mais valioso e segmentado para o seu publico alvo

 

 

As informações contidas neste artigo representam a visão atual da 4por4, sobre um tema tão relevante hoje em dia como a otimização de um website na WWW, mais especificamente nos motores de busca.

Para descarregar o documento com as 12 dicas, pode clicar aqui

Por outro lado, pode sempre aceder ao nosso micro-site: https://otimizar-seo.pt/

Boas leituras!!!

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top