10 tendências e dicas para o comércio eletrónico em 2021

Como é do conhecimento de todos, 2020 foi um ano de crescimento exponencial do comércio eletrónico. O que se perspetivava que demorasse alguns anos, foi conseguido em meia dúzia de meses.

 

Sendo um comércio que se desenrola na internet, é caracterizado pela agilidade, rapidez no retorno face ao investimento e maior visibilidade do produto/serviço. Porém, essa mesma visibilidade pode trazer maior número de críticas, maior grau de insatisfação e até exponenciar as devoluções e trocas.

Deste modo, todas as empresas que utilizam o comércio eletrônico como ferramenta de venda, precisam estar atentas às necessidades e expectativas dos clientes.

Neste artigo, iremos aprofundar 10 tendências e fatores que na nossa perspetiva serão bastante relevantes em 2021 e nos anos vindouros:

 

1 - Presença física e online. Faça com que seja rápido e simples o cliente adquirir os seus produtos tanto na loja física (caso exista) como na loja online. Caso possua presença “nestes dois mundos” consiga uma correta e atualizada gestão de stocks, encomendas e clientes. Aproveite também a loja física para divulgar campanhas especificas que ocorrem no online.

 

2 - Melhorar a experiência de checkout para o cliente. O checkout é um dos momentos mais críticos numa loja online. Tem de ser algo simples e rápido para o cliente. Deste modo, permita que o cliente guarde os seus dados pessoais, de faturação e envio para utilizar em futuras compras. Outra das tendências passa também por eliminar a etapa de adicionar ao carrinho, permitindo assim que os clientes comprem diretamente na página de produto.

 

3 – Disponibilizar uma visualização 3D dos produtos para mostrar a forma, textura e pormenores de qualquer ângulo.

 

4 - Disponibilizar aos clientes e visitantes, uma visita virtual ou vídeo da fábrica, escritório ou linha de produção. Certamente irão entender e interiorizar melhor marca ou produto.

 

5 – Envios rápidos e gratuitos.  A maioria dos consumidores nos EUA, Reino Unido, China, Alemanha, França e Japão consideram que o envio grátis tem um grande impacto numa compra online. Deste modo, devemos considerar 3 fatores relevantes no envio dos produtos: rapidez de entrega; gratuitidade dos portes; tracking do transporte.

 

6 - Embalagens sustentáveis.  Três quartos dos consumidores americanos são mais propensos a comprar um produto embalado de forma sustentável. Esta é sem dúvida uma das maiores tendências de 2021. Basicamente o foco é embalagens de desperdício zero.

 

7 – Presença em Market Places. Quase metade de todas as vendas globais de comércio eletrónico ocorrem em market places, onde os consumidores procuram “soluções/produtos” em vez de marcas. Deste modo, e caso a sua marca também esteja presente num market place, tente ao máximo transformar a sua página de produtos numa experiencia rica e envolvente para o consumidor.

 

8 - Retenção de clientes. Embora alcançar novos clientes seja importante, a crescente competição pela atenção online reforçou o valor de manter os atuais clientes. Neste momento a retenção supera a aquisição.

 

9 - Programas de fidelização. Implementar programas de fidelidade para incentivar reaquisições de produtos. Disponibilização de subscrições/assinaturas mensais, também podem aumentar a retenção e gerar receita recorrente. Para reduzir a dependência da publicidade, podemos comunicar diretamente por e-mail e/ou mensagens de texto. Campanhas de e-mail personalizadas podem gerar 10 vezes mais receita e 80% das mensagens de texto são abertas e lidas no máximo 10 minutos após serem enviadas.

 

10 - Conhecer o ciclo de compra dos clientes. Mapear a jornada do ciclo de compra dos clientes, torna-se vital, assim como descobrir quanto tempo levam para fazer um segunda, terceira ou quarta compra e a ordem típica em que os itens são comprados. Isto permite acelerar novas encomendas e vendas cruzadas.

 

 

As informações contidas neste artigo representam a visão atual da 4por4, sobre um tema tão relevante atualmente, como a otimização e melhoria da usabilidade em lojas online. Mas estamos sempre disponíveis para ouvir o seu contributo e opinião.

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